Certificado de Origem – PIONEIRISMO E TECNOLOGIA

PIONEIRISMO E TECNOLOGIA

 

Desde 23 de fevereiro de 2016, os Certificados de Origem emitidos pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) têm sido identificados com um QR-Code:

Essa tecnologia pioneira em Certificação de Origem culminou em ganhos de produtividade e eficiência em todo o Estado de São Paulo. Registrou-se, desde a implantação do projeto, uma redução de 40% no tempo investido pelas empresas para a emissão de seus Certificados de Origem.

Por meio dessa tecnologia, autoridades aduaneiras dos países com os quais o Brasil possui acordos de comércio podem consultar a autenticidade do Certificado de Origem emitido pela Fiesp instantaneamente. A consulta pode ser feita por meio do site da entidade (www.certificadoecool.com.br/qrcode) e/ou dispositivos leitores de QR-Code disponíveis gratuitamente no mercado. A veracidade dos Certificados emitidos pode ser consultada em quatro idiomas: português, espanhol, inglês e francês.

Essa ação possibilita que as empresas emissoras de Certificados de Origem com a Fiesp e o Ciesp – e que por ventura sejam interceptadas por autoridades aduaneiras para a confirmação da autenticidade do documento – possam obter a liberação imediata da exportação, já que a consulta sobre a veracidade dos Certificados pode ser realizada on-line, a qualquer momento, de qualquer aparelho conectado à internet.

Ainda em 2016 novos projetos serão implantados, a fim de que os emissores de Certificados de Origem no sistema Fiesp e Ciesp usufruam de um serviço seguro, desburocratizado e de alta qualidade em todo o Estado de São Paulo.

Comente