Curso Gestão e Administração de Almoxarifados e Estoques

Curso Gestão e Administração de Almoxarifados e Estoques 

 

Objetivos: Esclarecer, instruir, formar e informar através de técnicas e tecnologias modernas, conceitos e sistemas de administração e organização de almoxarifado dentro do conceito de fazer o almoxarifado mais produtivo.

P√ļblico Alvo: Gerentes, Chefes, Supervisores e demais profissionais ligados a Administra√ß√£o, movimenta√ß√£o e armazenagem de materiais.

Programa:
O perfil do homem de armazenagem e sua contribuição nos resultados organizacionais
- Aspectos Técnicos e Comportamentais.
- Definição da função do Almoxarife ou estoquista, atividades, habilidades necessárias, tarefas e responsabilidades, qualidades pessoais.

Organização dos almoxarifados
- Almoxarifado: Introdução, definição, histórico, políticas, função, estrutura organizacional, tipos e terminologias utilizadas no Almoxarifado.

Armazenamento de materiais
- Lay out: definição, objetivos, tipos de Layout, como se montar um Layout, levantamento de dados, identificação de áreas e locais, formas de estocagem, tipos de equipamentos mais utilizados para estocagem, fluxograma do almoxarifado, organograma. do Almoxarifado.

Embalagem
- Conceito, fun√ß√Ķes da embalagem, diferentes interesses na embalagem, carga unit√°ria.

Dispositivos de armazenamento
- Porta Paletes Seletivo, Drive-in, Estantes Industriais, Flow-rack, Push Back, Mezaninos,  Cantilever, Autoportante, Alto-verticalização, Blocagem.

Os equipamentos de inform√°tica do almoxarifado.
- Sistemas de gerenciamento de estoques, coleta de dados automatizada ou código de barras, tipos de equipamentos de código de barras, tipos de leitores (scanners) de códigos de barras.

Dimensionamento e controle de materiais
- Evolução dos sistemas de materiais

Estoques
- Tipos de estoques: Critérios de classificação de materiais, quanto à sua aplicação, quanto à sua estocagem, quanto a sua disposição contábil, quanto a sua disposição física (para utilização), resumo dos tipos de classificação.

Classificação de material
- Simplificação, normalização, identificação de material, codificação.

Recebimento de materiais
- Lay out de área, recebimento de documentos (Conferência documental), Recebimento Físico (Descarga, inspeção e conferência quantitativa).

Armazenagem
- Localização dos materiais F.I.F.O. РP.E.P.S.

Saída de materiais
- Atendimento interno (produção ou consumo), atendimento externo (Expedição: clientes, remessas e transferências), como expedir as mercadorias (Sistema de separação de pedidos), qual é a principal função do sistema de transporte.

√ćndice de atendimento (n√≠vel de servi√ßo)
- Movimentação de materiais: Introdução, tipos de movimentação de estoques, entradas em Almoxarifado, saídas de Almoxarifado, visão Sistêmica, documentos utilizados no almoxarifado e controle.

Gest√£o dos estoques
Natureza dos estoques,Fun√ß√Ķes do estoque, Controle de estoques, SEGMENTA√á√ÉO (Quais?), PREVIS√ÉO PARA OS ESTOQUES (Como foi?), N√ćVEIS DE ESTOQUE (Quando pedir?), LOTE DE REPOSI√á√ÉO (Quanto pedir?), CUSTOS DE ESTOQUE (Quanto custa?), INDICADORES DE DESEMPENHO.(Como estamos?), QUALIDADE NO ALMOXARIFADO.

Roubo, segurança e perdas de material.
- Cuidados que devemos ter em um almoxarifado: O roubo, recomenda√ß√Ķes para reduzir roubo no almoxarifado, ergonomia (vis√£o, tato, som, cheiro), o almoxarifado e o fogo, como definir poss√≠veis √°reas perigosas.

Acuracidade dos estoques
- O que é acuracidade dos estoques: Implantação, benefícios, fontes de inacuracidade, custos da inacuracidade.

Inventário físico x contagem cíclica.
- Inventário Físico: O que é inventário físico
- Contagem cíclica: O que é a contagem Cíclica?

Metodologia: A metodologia ser√° composta por atividades te√≥ricas, aplica√ß√£o de testes, atividades pr√°tica, din√Ęmica de grupo e estudo de casos.

Data: 16 de Fevereiro de 2019

Horário: Das 08:00 as 17:00

Local:¬†Av. Clovis Oger, 706 ‚Äď Distrito Industrial ‚Äď CIESP

Investimento: Associados: R$ 190,00
N√£o associados: R$ 350,00

Carga Horária: 08 horas

Facilitador: Odair Strada

Diretor da O.S Consultoria e Administrador com extensão em Logística, Pós-graduado Engenharia de Produção

H√° 36 anos atua como gestor da √°rea, organizou e administrou setores de almoxarifados, compras, transportes, produ√ß√£o e expedi√ß√£o, alinhando-os aos objetivos estrat√©gicos da empresa e metas de resultados. A atua√ß√£o em empresas de diversos segmentos como Coca Cola, Barefame (Grupo Bardella), Bascitrus, Destilaria Vale do Rio Turvo, Ullian, Pop Cal√ßados e Facchini lhe permitiram adquirir um Know¬≠ How expressivo da √°rea, tamb√©m na Facchini foi instrutor da UCF (Universidade Corporativa Facchini) e membro do Comit√™ Melhoria Continua¬†(Lean Production), onde foram implementadas melhorias significativas na empresa utilizando t√©cnicas voltadas para os sistemas da qualidade como, Kanban, Kaizen e 5S. Docente do SENAC nos cursos livres voltados para a √Ārea de Log√≠stica, Curso T√©cnico de Seguran√ßa do Trabalho (Modulo Tecnologia da Produ√ß√£o), Gest√£o¬†Empresarial (Modulo Log√≠stica Empresarial) e T√©cnico em Log√≠stica (Modulo Log√≠stica Empresarial). Docente do¬†SEST SENAT nos cursos livres voltados para as √Āreas de Log√≠stica de Transportes e Gest√£o de Pneus.

Docente nas √Āreas de Administra√ß√£o de Materiais, Produ√ß√£o e Planejamento, Log√≠stica, Sistemas da Qualidade,¬†Gest√£o e Desenvolvimento. Como consultor tem os trabalhos dirigidos √† reestrutura√ß√£o dos setores de compras, almoxarifados, transportes, produ√ß√£o e expedi√ß√£o com foco na organiza√ß√£o, capacita√ß√£o dos l√≠deres, negocia√ß√£o e principalmente na redu√ß√£o dos custos log√≠sticos.

Vagas: 30

** O cliente tem 30 dias ap√≥s o curso para esclarecer d√ļvidas.

Importante: Em razão do quorum mínimo necessário para a realização dos nossos cursos, reservamo-nos o direito de reprogramá-los ou suspendê-lo