Curso Gestão e Administração de Almoxarifados e Estoques

Curso Gestão e Administração de Almoxarifados e Estoques 

 

Objetivos: Esclarecer, instruir, formar e informar através de técnicas e tecnologias modernas, conceitos e sistemas de administração e organização de almoxarifado dentro do conceito de fazer o almoxarifado mais produtivo.

Público Alvo: Gerentes, Chefes, Supervisores e demais profissionais ligados a Administração, movimentação e armazenagem de materiais.

Programa:
O perfil do homem de armazenagem e sua contribuição nos resultados organizacionais
- Aspectos Técnicos e Comportamentais.
- Definição da função do Almoxarife ou estoquista, atividades, habilidades necessárias, tarefas e responsabilidades, qualidades pessoais.

Organização dos almoxarifados
- Almoxarifado: Introdução, definição, histórico, políticas, função, estrutura organizacional, tipos e terminologias utilizadas no Almoxarifado.

Armazenamento de materiais
- Lay out: definição, objetivos, tipos de Layout, como se montar um Layout, levantamento de dados, identificação de áreas e locais, formas de estocagem, tipos de equipamentos mais utilizados para estocagem, fluxograma do almoxarifado, organograma. do Almoxarifado.

Embalagem
- Conceito, funções da embalagem, diferentes interesses na embalagem, carga unitária.

Dispositivos de armazenamento
- Porta Paletes Seletivo, Drive-in, Estantes Industriais, Flow-rack, Push Back, Mezaninos,  Cantilever, Autoportante, Alto-verticalização, Blocagem.

Os equipamentos de informática do almoxarifado.
- Sistemas de gerenciamento de estoques, coleta de dados automatizada ou código de barras, tipos de equipamentos de código de barras, tipos de leitores (scanners) de códigos de barras.

Dimensionamento e controle de materiais
- Evolução dos sistemas de materiais

Estoques
- Tipos de estoques: Critérios de classificação de materiais, quanto à sua aplicação, quanto à sua estocagem, quanto a sua disposição contábil, quanto a sua disposição física (para utilização), resumo dos tipos de classificação.

Classificação de material
- Simplificação, normalização, identificação de material, codificação.

Recebimento de materiais
- Lay out de área, recebimento de documentos (Conferência documental), Recebimento Físico (Descarga, inspeção e conferência quantitativa).

Armazenagem
- Localização dos materiais F.I.F.O. – P.E.P.S.

Saída de materiais
- Atendimento interno (produção ou consumo), atendimento externo (Expedição: clientes, remessas e transferências), como expedir as mercadorias (Sistema de separação de pedidos), qual é a principal função do sistema de transporte.

Índice de atendimento (nível de serviço)
- Movimentação de materiais: Introdução, tipos de movimentação de estoques, entradas em Almoxarifado, saídas de Almoxarifado, visão Sistêmica, documentos utilizados no almoxarifado e controle.

Gestão dos estoques
Natureza dos estoques,Funções do estoque, Controle de estoques, SEGMENTAÇÃO (Quais?), PREVISÃO PARA OS ESTOQUES (Como foi?), NÍVEIS DE ESTOQUE (Quando pedir?), LOTE DE REPOSIÇÃO (Quanto pedir?), CUSTOS DE ESTOQUE (Quanto custa?), INDICADORES DE DESEMPENHO.(Como estamos?), QUALIDADE NO ALMOXARIFADO.

Roubo, segurança e perdas de material.
- Cuidados que devemos ter em um almoxarifado: O roubo, recomendações para reduzir roubo no almoxarifado, ergonomia (visão, tato, som, cheiro), o almoxarifado e o fogo, como definir possíveis áreas perigosas.

Acuracidade dos estoques
- O que é acuracidade dos estoques: Implantação, benefícios, fontes de inacuracidade, custos da inacuracidade.

Inventário físico x contagem cíclica.
- Inventário Físico: O que é inventário físico
- Contagem cíclica: O que é a contagem Cíclica?

Metodologia: A metodologia será composta por atividades teóricas, aplicação de testes, atividades prática, dinâmica de grupo e estudo de casos.

Data: 16 de Fevereiro de 2019

Horário: Das 08:00 as 17:00

Local: Av. Clovis Oger, 706 – Distrito Industrial – CIESP

Investimento: Associados: R$ 190,00
Não associados: R$ 350,00

Carga Horária: 08 horas

Facilitador: Odair Strada

Diretor da O.S Consultoria e Administrador com extensão em Logística, Pós-graduado Engenharia de Produção

Há 36 anos atua como gestor da área, organizou e administrou setores de almoxarifados, compras, transportes, produção e expedição, alinhando-os aos objetivos estratégicos da empresa e metas de resultados. A atuação em empresas de diversos segmentos como Coca Cola, Barefame (Grupo Bardella), Bascitrus, Destilaria Vale do Rio Turvo, Ullian, Pop Calçados e Facchini lhe permitiram adquirir um Know­ How expressivo da área, também na Facchini foi instrutor da UCF (Universidade Corporativa Facchini) e membro do Comitê Melhoria Continua (Lean Production), onde foram implementadas melhorias significativas na empresa utilizando técnicas voltadas para os sistemas da qualidade como, Kanban, Kaizen e 5S. Docente do SENAC nos cursos livres voltados para a Área de Logística, Curso Técnico de Segurança do Trabalho (Modulo Tecnologia da Produção), Gestão Empresarial (Modulo Logística Empresarial) e Técnico em Logística (Modulo Logística Empresarial). Docente do SEST SENAT nos cursos livres voltados para as Áreas de Logística de Transportes e Gestão de Pneus.

Docente nas Áreas de Administração de Materiais, Produção e Planejamento, Logística, Sistemas da Qualidade, Gestão e Desenvolvimento. Como consultor tem os trabalhos dirigidos à reestruturação dos setores de compras, almoxarifados, transportes, produção e expedição com foco na organização, capacitação dos líderes, negociação e principalmente na redução dos custos logísticos.

Vagas: 30

** O cliente tem 30 dias após o curso para esclarecer dúvidas.

Importante: Em razão do quorum mínimo necessário para a realização dos nossos cursos, reservamo-nos o direito de reprogramá-los ou suspendê-lo